domingo, 14 de agosto de 2016

Como funcionam as recomendações e anúncios na internet?

Fonte: http://www.feedster.com/wp-content/uploads/2016/07/F13.jpg


Já reparou que todos os sites de e-comerce te sugerem produtos? Já pensou em como eles decidem o que recomendar? Provavelmente você já reparou que é baseado nos produtos que você visitou recentemente, mas existe muito mais por trás disso do que você pensa.

Toda vez que você acessa um site de compras, toda sua atividade é registrada. Não apenas compras e visitas, mas também tempo de permanência em cada página, como você chegou no site, navegador e tipo de aparelho usado, entre outras coisas.

Todas as informações coletadas são armazenadas na big data. Eles são então cruzados e analisados para para que, baseada neles, a empresa possa traçar estratégias para atender suas metas. Isso inclui não apenas te fazer uma recomendação, mas também modificar o layout do site de acordo com o uso dos clientes para melhorar sua navegabilidade e posicionar conteúdo em lugares estratégicos para que possam ser visualizados da forma desejada pela empresa. O setor de marketing pode construir um calendário de promoções que vai além das datas comemorativas como dia dos pais e incluir promoções de produtos específicos em datas específicas, além de saber como tornar essas promoções mais efetivas e por quanto vender os produtos.

Ao analisar não só seu comportamento de consumo, mas também o de muitos outros usuários, é possível traçar relações. Por exemplo, pessoas que gostam de Friends também gostam de How I Met Your Mother, logo, se você se encaixa no primeiro caso, a Amazon vai te recomendar um box e a Netflix vai sugerir que você assista How I Met Your Mother. O mesmo acontece com Spotify, Youtube e outros do tipo. O Facebook Ads funciona de forma semelhante, mas nele as empresas têm que pagar para terem suas páginas, publicações e anúncios promovidos.

Da mesma forma funciona a publicidade online. Baseado na sua busca, o Google Ads apresenta links patrocinados. Ao pesquisar All Star, por exemplo, os primeiros links vão ser de lojas que vendem calçados. Ao clicar, você será direcionado para a página escolhida pelo anunciante e ele pagará um valor predeterminado pelo buscador.

Da próxima vez que você receber uma recomendação ou ver publicidade online, lembre-se que o que está sendo mostrado é baseado no seu comportamento na rede em relação ao de milhões de outras pessoas armazenados na big data e que é melhor ver anúncios de produtos ou serviços nos quais você está interessado do que dos quais você não está.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário