terça-feira, 26 de julho de 2016

O que é Big Data?


Imagine que você tem um diário. Nele você anota diariamente tudo o que você faz e como faz. Atividades, horários, trajetos e tudo mais fica registrado. Com o tempo, qualquer um que ler seu diário terá uma boa ideia de quem você é, como se comporta, o que faz.

Agora imagine que você guarda esse diário em uma biblioteca chamada Big Data que contém os diários de uma boa parte dos 7 bilhões de pessoas que habitam nosso planeta. Quer saber se o Tony Ramos realmente compra carne Friboi? Olhe o histórico de compras dele.

Vamos ser mais ambiciosos. Qual a porcentagem de pessoas que ao comprar goiabada também compram queijo no estado de Goiás? É pra responder questões como essa que a Big Data é utilizada. A soma das informações coletadas é analisada por empresas para entender melhor seu público e a partir daí traçar suas estratégias.

Big Data é qualquer coleção de informações grande demais para ser analisada por meios convencionais. Ela é definida por quatro características chamadas de ‘os quatro Vs’: volume, variedade, velocidade e veracidade.

  • Volume é a quantidade de informações. 
  • Velocidade é a rapidez com que os dados são processados. 
  • Variedade é a diversidade de informações e suas fontes. 
  • Veracidade diz respeito a quão relevantes e precisos os dados são.

Fonte: https://www-01.ibm.com/software/data/bigdata/images/4-Vs-of-big-data.jpg


O objetivo da Big data é gerar valor para as empresas. Através da análise dos dados é possível prever o comportamento do consumidor e do mercado, mapear focos de doenças e fazer uma previsão do tempo mais acurada, ente outras coisas.



Um comentário:

  1. Complementando o seu post sobre o uso dessas informações por empresas, lembrei de um famoso caso interessante sobre o assunto. Vc enxerga alguma relação entre cervejas e fraldas? Então, pra quem não conhece essa: "Uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos descobriu em seu gigantesco banco de dados, que a venda de fraldas descartáveis estava associada à de cerveja. Em geral, os compradores eram homens, que saíam à noite para comprar fraldas e aproveitavam para levar algumas latinhas para casa. Os produtos foram postos lado a lado. Resultado: a venda de fraldas e cervejas disparou."

    ResponderExcluir