Imagine que você tem um diário. Nele você anota diariamente tudo o que você faz e como faz. Atividades, horários, trajetos e tudo mais fica registrado. Com o tempo, qualquer um que ler seu diário terá uma boa ideia de quem você é, como se comporta, o que faz.
Agora imagine que você guarda esse diário em uma biblioteca chamada Big Data que contém os diários de uma boa parte dos 7 bilhões de pessoas que habitam nosso planeta. Quer saber se o Tony Ramos realmente compra carne Friboi? Olhe o histórico de compras dele.
Vamos ser mais ambiciosos. Qual a porcentagem de pessoas que ao comprar goiabada também compram queijo no estado de Goiás? É pra responder questões como essa que a Big Data é utilizada. A soma das informações coletadas é analisada por empresas para entender melhor seu público e a partir daí traçar suas estratégias.
Big Data é qualquer coleção de informações grande demais para ser analisada por meios convencionais. Ela é definida por quatro características chamadas de ‘os quatro Vs’: volume, variedade, velocidade e veracidade.
- Volume é a quantidade de informações.
- Velocidade é a rapidez com que os dados são processados.
- Variedade é a diversidade de informações e suas fontes.
- Veracidade diz respeito a quão relevantes e precisos os dados são.
Fonte: https://www-01.ibm.com/software/data/bigdata/images/4-Vs-of-big-data.jpg |
O objetivo da Big data é gerar valor para as empresas. Através da análise dos dados é possível prever o comportamento do consumidor e do mercado, mapear focos de doenças e fazer uma previsão do tempo mais acurada, ente outras coisas.
Fontes:
http://www.ibmbigdatahub.com/sites/default/files/infographic_file/4-Vs-of-big-data.jpg https://www.youtube.com/watch?v=eVTeAZBYCe8
http://dataconomy.com/the-four-essentials-vs-for-a-big-data-analytics-platform/
http://www1.unece.org/stat/platform/display/bigdata/Classification+of+Types+of+Big+Data
http://www.sas.com/en_th/insights/big-data/what-is-big-data.html
https://www.youtube.com/watch?v=hEFFCKxYbKM
https://www.youtube.com/watch?v=8pHzROP1D-w
Complementando o seu post sobre o uso dessas informações por empresas, lembrei de um famoso caso interessante sobre o assunto. Vc enxerga alguma relação entre cervejas e fraldas? Então, pra quem não conhece essa: "Uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos descobriu em seu gigantesco banco de dados, que a venda de fraldas descartáveis estava associada à de cerveja. Em geral, os compradores eram homens, que saíam à noite para comprar fraldas e aproveitavam para levar algumas latinhas para casa. Os produtos foram postos lado a lado. Resultado: a venda de fraldas e cervejas disparou."
ResponderExcluir