domingo, 24 de julho de 2016

Algoritmos: O conjunto de regras que alimenta as grandes inteligências artificiais no controle de nossas vidas

 

 

Cada vez mais capazes de aprender, eles já controlam o que você vê na internet, influenciam processos seletivos e estão se espalhando cada vez mais em outras áreas.

 

Os algoritmos, ao que parece, estão em todos os lugares. Eles controlam o que aparece nas valiosas primeiras páginas do Google, o que é exibido na timeline de cada usuário do Facebook e coordenam tudo o que você vê de publicidade online. Com a quantidade cada vez maior de dados disponíveis na internet, os algoritmos se tornaram uma versão mais simples, mas cada vez mais sofisticada, de uma gigantesca inteligência artificial. Mas você sabe o que exatamente é um algoritmo?

As regras do jogo

Os algoritmos são estruturas básicas para a resolução de problemas. Em essência, são um conjunto de instruções, detalhadas passo a passo, que buscam obter um resultado verificando um determinado conjunto de variáveis em ordem específica. A ordem é fundamental para o funcionamento do algoritmo, já que vai influenciar diretamente o modo como o computador lida com o problema proposto. 
É como a receita de um bolo: Você não pode começar colocando a forma vazia no forno e aplicando o glacê na farinha. Cada passo precisa ser seguido em ordem para que você alcance o resultado desejado. 

Aprendizado robótico

Já reparou que, quando você entra no site de alguma loja, pesquisa algum termo no Google ou até mesmo posta sobre algum determinado assunto em alguma rede social, você começa a ver mais banners e outros anúncios com essa temática? Pode colocar a culpa nos algoritmos e em um conceito chamado machine learning (aprendizagem automática, em tradução livre), que usa o acúmulo de informações para que programas de computador consigam desenvolver novos padrões, com resultados cada vez mais precisos e customizados para o usuário. O próprio Facebook utiliza algoritmos baseados no conceito, filtrando o que você vê em sua timeline com base nas informações que levanta do seu perfil, como o teor de seus posts, pessoas com quem você interage, etc. 

  Esse princípio pode ser fundamental no desenvolvimento de inteligências artificiais sofisticadas, como as usadas em carros autônomos e, ainda mais no futuro, em androides que consigam, com o tempo, expandir a programação original pelo acúmulo de novas experiências.





Fonte: http://iq.intel.com.br/algoritmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário