Uma breve introdução à lógica de programação
A lógica de programação segue os mesmo princípios da lógica matemática. John McCarthy foi o primeiro autor a publicar um artigo relacionado a esse tema, no final da década de 1950.
Para podermos desenvolver um programa de computador é necessário que façamos o uso da lógica de programação, que basicamente consiste em organizar as ideias de uma maneira estruturada.
Funciona da seguinte forma: Todo programa de computador é escrito em uma determinada linguagem de programação, e essa linguagem, por sua vez, possui comandos e instruções, o conjunto de todos os comandos formam um algoritmo, para que um programa cumpra determinada função/tarefa as informações e instruções contidas nele devem estar escritas de uma maneira estruturada e devem seguir uma sequência lógica.
Exemplo: Calcular a média aritmética de um determinado aluno com base em duas notas, caso a média seja igual ou maior que 5: Informar que ele foi aprovado, caso contrário: Reprovado.
1° passo: Informar a primeira nota do aluno.
-
2° passo: Informar a segunda nota.
-
3° passo: Calcular a média aritmética.
-
4° passo: Informar a nota e a situação do aluno.
Perceba que todos os passos seguem uma sequência pré-determinada. Na programação o uso da lógica funciona basicamente da mesma maneira.
Fonte: http://www.infoescola.com/informatica/logica-de-programacao/
Quando comecei a estudar Lógica de Programação achei difícil e chata, mas com o passar do tempo, passei a reconhecer a importância da lógica. No ensino da aprendizagem básica em computação.
ResponderExcluir