Fonte: http://cdn01.androidauthority.net/wp-content/uploads/2013/05/weather-signal.jpg |
Já ouviu falar do WeatherSignal? Ele é um app que usa os diversos sensores dos smartphones - que medem luz, humidade e temperatura, entre outras coisas – para mapear leituras atmosféricas. Os dados coletados pelos aparelhos vão para a Big Data e a partir da análise deles é feita a previsão.
É claro, quanto mais usuários enviam informações, mais dados entram nas estatísticas e mais precisa fica a previsão. Por isso, quanto mais pessoas contribuírem, melhor.
Felizmente, também temos outras fontes de informações que irão melhorar a meteorologia no futuro. Graças a outro tipo de tecnologia que será cada vez mais presente, a Internet of Things (IoT) ou internet das coisas, não só os smartphones irão dar sua contribuição, como também os carros, casas, prédios e todo tipo de sensor colocado ao ar livre que transformarão cidades em smart cities, irão também enviar dados que serão reunidos e analisados através da Big Data e tornarão muito mais precisa a previsão do tempo.
Não iremos chegar ao nível de De Volta para o Futuro parte 2, mas teremos algo muito mais confiável do que a loteria que é a meteorologia hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário